Lojinha das UEPEs, Compost Barn e sede da UEPE Solos são inaugurados

1 de julho de 2022

As obras inauguradas dão uma cara nova ao CCA

Nesta última quinta-feira (30), mais três obras foram inauguradas pela UFV no campus Viçosa. As inaugurações foram referentes à Lojinha das UEPEs, ao Compost Barn e à sede UEPE Solos, todos dentro do Centro de Ciências Agrárias.

Em uma cerimônia realizada na Lojinha das UEPEs, próxima ao Departamento de Zootecnia, que contou com a presença do reitor Demetrius da Silva, da vice-reitora Rejane Nascentes, do diretor do CCA Mário Chizzotti, do diretor-presidente da Funarbe Rodrigo Gava, além de diversos outros convidados, as três obras foram inauguradas de maneira oficial.

Após todos os discursos e da revelação da placa das instalações, os presentes puderam entrar nas instalações da lojinha e já consumir os produtos que estavam sendo ofertados, como as diversas frutas fresquinhas, os mais variados tipos de carne e o café Di Terrace, fruto de um projeto da UEPE Solos coordenado pelo professor Edson Mattiello do Departamento de Solos.

Com a lojinha devidamente inaugurada, os convidados se dirigiram ao Compost Barn, que ficava perto do local da cerimônia. Na nova e moderna instalação, foi mostrado o primeiro contato das vacas com a sua nova casa, que prontamente foi aprovada por elas.

Conheça mais sobre as instalações

Lojinha das UEPEs

Em parceria com a Funarbe, foi estabelecido a construção de uma nova lojinha anexa ao Frigorífico Escola, com o objetivo de comercializar os excedentes de produção das UEPEs do CCA e do ranário que pertence ao CCB, se tornando um ponto de comercialização dos produtos oriundos das diversas UEPEs da UFV, realizada por um funcionário da Funarbe e com controle fiscal da fundação, de acordo com res consu 03/2021. A venda é aberta ao público em geral e o método de pagamento é somente por cartão, visando facilitar o controle.

Na loja é comercializado carnes de diversas espécies, incluindo bovinos, suínos, aves, ovinos, caprinos, peixes, coelhos e rãs, frutas como laranja, limão, banana, caqui e hortifrúti em geral, além do café Di Terrace e de outros produtos. Todo recurso arrecadado retorna integralmente à UEPE de origem, assim permitindo a manutenção e continuidade das atividades acadêmicas nas unidades.

Reprodução: Reinaldo Pacheco (UFV)

Compost Barn

Trata-se de uma nova infraestrutura para abrigar vacas em lactação da UEPE gado de leite vinculado ao Departamento de Zootecnia, que foi concebida para substituir as instalações anteriores, agora, no modelo free stall, permite um maior confronto e sanidade aos animais em produção, também reduzindo consideravelmente o uso de água para limpeza, já que nesse sistema é utilizado cama com maravalhas de madeira, que após o uso se transforma em um excelente composto orgânico utilizado na adubação do milho pra silagem produzido pela UEPE.

O sistema contribuirá também para reduzir o impacto ambiental, já que o volume de efluente a ser tratado será significativamente menor. Além disso a melhoria no conforto térmico e na menor incidência de mamite permitirão ganhos expressivos na produtividade e eficiência do sistema de produção. O Compost Barn foi construído com recursos próprios da UFV e coordenado pelo professor Alex Silva do Departamento de Zootecnia.

Reprodução: Reinaldo Pacheco (UFV)

Sede da UEPE Solos

Recentemente o Departamento de Agronomia transferiu ao Departamento de Solos uma área experimental, localizada nas proximidades do Campo do Couceiro, para estudos referentes aos usos do solo, como por exemplo a construção de terraços para o plantio de culturas, permitindo a mecanização da colheita e melhoria no aproveitamento de nutrientes e menor erosão do solo, aumentando a produtividade e a qualidade do café produzido na unidade em consórcio com outras culturas como abacate e banana.

A UEPE também estuda outros sistemas de integração e de cobertura vegetal, expandindo a infra de pesquisa ensino e extensão do DPS. A sede recebeu recursos do CCA, da UFV e do DPS, sendo coordenada pelo professor Edson Mattiello do Departamento de Solos.

Reprodução: Sandro Filho (CCA)