Departamento de Zootecnia

DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

REFERÊNCIA LATINO-AMERICANA EM PRODUÇÃO, ALIMENTAÇÃO E MELHORAMENTO ANIMAL

A constante preocupação em conciliar teoria e prática na formação de seus alunos faz com que o Departamento de Zootecnia (DZO) mantenha uma infraestrutura apropriada para as aulas, as atividades de extensão e a realização de pesquisas nas áreas de Avicultura, Suinocultura, Cunicultura, Piscicultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Caprinocultura, Ovinocultura, Melhoramento Genético Animal, Equideocultura e Forragicultura. Os setores e laboratórios possibilitam aos estudantes terem contato direto com práticas importantes de sua futura profissão. A complementação da formação dos estudantes de graduação do DZO é reforçada por meio de parcerias com outras organizações e instituições. Os alunos podem atuar, por exemplo, no Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira da Região de Viçosa (PDPL-RV) e na Empresa Júnior de Zootecnia – EJZ. No campo da pesquisa, há uma consistente produção de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado nas áreas de nutrição de ruminantes, nutrição de monogástricos, fisiologia, reprodução, bioclimatologia, forragicultura e melhoramento genético. Os professores e pesquisadores do DZO atuam também na elaboração de softwares, como os sistemas BR-CORTE e CQBOAL. O primeiro (disponível no site www.brcorte.com.br) formula dietas, estimando o desempenho e a exigência do animal em cada fase da produção. O sistema CQBAL, por sua vez, informa a composição nutricional de cada elemento da ração. Por causa de sua eficiência e constante atualização, os dois sistemas – gratuitos – são muito utilizados no país.

O DZO se notabiliza ainda pela elaboração das Tabelas Brasileiras para Aves e Suínos. Utilizadas como referência em todo o Brasil e em países da América Latina, são disponibilizadas para a sociedade como forma de transferência de tecnologia e ciência. As tabelas apresentam uma atualização da composição química de alimentos e exigências nutricionais para aves e suínos e, conjuntamente, oferecem a possibilidade de instalação de programas para predição de exigência nutricional desses animais, a estimativa de composição de alimentos e o sistema de cálculo de ração. A qualidade das pesquisas realizadas pela equipe do Departamento de Zootecnia permitiu que a UFV passasse a sediar o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ciência Animal (INCT/CA). Seu objetivo é desenvolver novas metodologias, produzir informação e apoiar atividades científicas e tecnológicas inovadoras sobre ciência animal. Dessa forma, será possível melhorar os atuais resultados de eficiência de produção, reduzir impactos ambientais e maximizar o potencial produtivo em todas as áreas da ciência animal no Brasil.

Na área da extensão, além das atividades comuns à UFV, o DZO promove diversos cursos durante a Semana do Fazendeiro. O Departamento realiza, anualmente, simpósios internacionais e nacionais, que contribuem para o intercâmbio de ideias e o aprimoramento da formação de estudantes e pesquisadores. Alguns deles já entraram para a agenda oficial da UFV, como o Simpósio Nacional de Gado de Corte (SIMCORTE), o Simpósio Nacional de Bovinocultura Leiteira (SIMLEITE), o Simpósio Sobre Manejo Estratégico da Pastagem (SIMFOR) e o Simpósio de Nutrição de Aves e Suínos, com disseminação de ciências e tecnologias para a sociedade.

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA

O curso de Zootecnia iniciou-se em 1973. A cada ano, 80 alunos ingressam no curso, mantendo-se um número médio de 400 alunos matriculados regularmente, nos últimos anos. O curso possui carga horária de 3.720 horas-aula, distribuídas em disciplinas obrigatórias e optativas, que permitem a adequada formação profissional. O Zootecnista deve ter sólida formação técnica, capaz de gerar, adaptar e aplicar conhecimentos científicos na produção e criação de animais domésticos e silvestres. Atua na produção animal, preservação da fauna, criação de animais de companhia, lazer e esporte, sendo profissional essencial nas atividades agropecuárias. É capaz de gerenciar, planejar e administrar empreendimentos do agronegócio, como fazendas e agroindústrias, envolvendo-se desde a produção até a comercialização, dinamizando e tornando eficaz o processo. Atua em todos os setores da produção animal desde nutrição, melhoramento genético, reprodução, sanidade até administração rural, respeitando o bem-estar animal, considerando a sustentabilidade econômica e ambiental da propriedade e levando ao consumidor produtos de origem animal com qualidade e biossegurança”.

MESTRADO PROFISSIONAL EM ZOOTECNIA

O Programa de Mestrado Profissional em Zootecnia foi criado com os objetivos de oferecer uma formação direcionada para o mercado de trabalho e de fortalecer a parceria com o setor produtivo nacional. Os profissionais são treinados na área de Nutrição e Produção de Ruminantes visando desenvolver alternativas de manejo e suplementação de bovinos que viabilizem a produção de novilhos precoces, além da recuperação de áreas de pastagens degradada-se da otimização da produção forrageira para melhorar o desempenho animal.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA

A Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) teve seu início em 1962, em nível de Mestrado, e, em 1972, em nível de Doutorado, respectivamente, sendo ambos os programas pioneiros na área de pós-graduação em Zootecnia no nosso país. O curso nos níveis citados vem sendo avaliado em sua estrutura acadêmica e sistematicamente redirecionado para atender as necessidades atuais e futuras da ciência zootécnica, sendo credenciado e habilitado pelo Conselho Federal de Educação (CFE) e sendo reconhecido nos meios acadêmicos e de pesquisa entre os melhores do Brasil.

O Programa de Pós-graduação em Zootecnia tem por objetivo a formação de uma massa crítica de recursos humanos, altamente qualificada, habilitada e capaz de desenvolver projetos que visem solucionar os problemas da área zootécnica. A coerência entre os objetivos do programa, de sua área básica e as pesquisas realizadas, mostra que os professores, pesquisadores e técnicos procuram se integrar e se empenham na busca, cada vez maior, de novos conhecimentos e tecnologias para o desenvolvimento da Ciência Animal. O programa tem contribuído de maneira marcante na formação de recursos humanos para pesquisa e docência que hoje formam a base de vários Programas de Graduação e Pós-graduação da rede particular e pública, altamente conceituados, e também pesquisadores que ocupam lugares de destaque nas principais empresas e indústrias do setor agropecuário do país.

O programa treina os profissionais em grandes áreas: Nutrição e Produção de Ruminantes; Nutrição e Produção de Monogástricos; Genética e Melhoramento Animal; Forragicultura; Fisiologia Animal; Reprodução e Bioclimatologia. Como meta principal do programa, se busca a melhoria da qualidade dos produtos e da produtividade animal, por meio da realização de pesquisas de excelência nas diferentes áreas de atuação do programa.

A Pós-graduação em Zootecnia tem por objetivo a formação de uma massa crítica de recursos humanos, altamente qualificada, habilitada e capaz de desenvolver projetos que visem solucionar os problemas da área zootécnica.

DEPARTMENT OF ANIMAL SCIENCE

LATIN-AMERICAN CENTER OF EXCELLENCE IN ANIMAL PRODUCTION, FEEDING AND BREEDING

Concerned with bringing theory and practice together in its programs, the Department of Animal Science (DZO) maintains an appropriate infrastructure for its teaching, extension and research activities in the areas of Poultry, Piggery, Rabbits, Meat Cattle, Milk Cattle, Goat-Raising, Sheep-Raising, Animal Breeding and Genetics, Horse-Breeding and Forage and Pasture. The sectors and laboratories allow students to be in contact with important practical professional activities. DZO undergraduate student training is strenghened by partnerships with other organizations and institutions. Students can take part, for instance, in the Dairy Cattle development program in Viçosa (PDPL-RV) and the Animal Science Junior Enterprise – EJZ. Regarding research, there is a consistent

production of Master’s and Doctorate theses related to ruminant nutrition, monogastric nutrition, physiology, reproduction, bioclimatology, forage and pasture and genetic breeding. DZO faculty and researchers have also developed software systems, such as BR-CORTE and CQBOAL. BR-CORTE (available at the website www.brcorte.com.br) formulates diets and assesses animal performance and demands in each production stage. The CQBOAL system, in turn, informs the nutritional composition of each element in the feed. Due to its efficiency and constant updating, both systems are widely used in the countr, free of charge. The DZO is still distinguished by the elaboration of the Brazilian Tables for Poultry and Piggery. Used as reference in Brazil and Latin American countries, they are available to society as a way of transferring technology and science. The tables present an updating of food chemical composition and nutritional demand from poultry and piggery. Besides, they allow the installation of systems that predict the nutritional demands of these animals, estimate food composition and calculate the necessary amount of feed to be given. The quality of the research carried out by the DZO team led the UFV to host the National Institute of Animal Science and Technology (INCT/CA), which aimed to develop new methodologies, produce information and provide support to innovative, scientific and technological activities related to animal science. Therefore, it will be possible to improve the current poor production results, decrease environmental impact and increase national animal science productive potential. Regarding extension, in addition to the ordinary UFV activities, the DZO provides several courses during an annual event called Farmer’s Week. Every year, the department holds international and national symposiums, for the exchange of knowledge and improvement of the training of students and researchers. Some of them have become part of the official UFV academic calendar, including the National Meat Cattle Symposium (SIMCORTE), National Milk Cattle Symposium (SIMLEITE), Strategic Pasture Management Symposium (SIMFOR) and Poultry and Piggery Nutrition Symposium, which target to spread science and technology to society.

UNDERGRADUATE DEGREE PROGRAMS ANIMAL SCIENCE

The Animal Science undergraduate program started in 1973. Every year, 80 students enter the program, which has counted on an average number of 400 students regularly enrolled in recent years. The program has a class load of 3.720 hours, distributed in mandatory and optional disciplines, which provide adequate professional training. Animal scientists must have solid technical training to generate, adapt and apply scientific knowledge in the production and raising of domestic and wild animals. These professionals perform in animal production, fauna preservation, animal raising for enterprises, leisure and sports, and play an essential role in agricultural activities. They should be able to manage, plan and administrate agribusiness enterprises, such as farms and agro-industries, from production to commercialization, so as to improve the process and make it more effective. They perform in every sector of animal production, from nutrition, genetic breeding, reproduction and sanity to rural administration, providing well-being to animals, considering the economic and environmental sustainability of the property and supplying the consumer market with animal products of high quality and biosecurity.

PROFESSIONAL MASTER IN ANIMAL SCIENCE

The Professional Master’s Program in Animal Science aims to offer training focused on labor market and strengthen the partnership with the national productive sector. The professionals are trained in Ruminant Nutrition and Production, aiming to develop alternatives for the management and supplementation of cattle for the production of young steers, recovery of degraded pasture areas and optimization of forage production so as to improve animal performance.

GRADUATE PROGRAM IN ANIMAL SCIENCE

The Master’s Degree Program in Animal Science of the Universidade Federal de Viçosa (UFV) started in 1962 and the Doctorate Degree, in 1972. Both programs were the pioneers in Animal Science in the country. These graduate programs have been under assessment for its academic structure and have continuously adjusted to meet the current and future needs of the Animal Science sector. They have been deservedly accredited and licensed by the Federal Education Council (CFE) and regarded among the best in the area by the academic and research communities. The Graduate program in Animal Science aims to train highly qualified human resource, licensed and able to develop projects to solve problems related to Animal Science. The compatibility between the objectives of the program and the research works carried out shows that professors, researchers and technicians have made efforts to work together and be increasingly engaged in the pursuit for new knowledge and technologies for the development of Animal Science. The program has contributed remarkably in the training of researchers and professors, who have become the support of undergraduate and graduate programs provided by recognized private and public institutions. Other researchers have occupied key positions in the main national companies and industries of the agricultural sector. The program provides training in Ruminant Nutrition and Production; Monogastric Nutrition and Production;Genetics and Animal Breeding; Forage and Pasture, Animal Physiology; Reproduction and Bioclimatology.

The main goal of the graduate programs is improving the quality of the productsand animal productivity by means of research of excellence in the different areasencompassed by the programs.

Para mais informações acesse o site: Departamento de Zootecnia